Com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), assinale a alternativa correta quanto ao rastreamento e ao tratamento do hipotireoidismo na gravidez.
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2024
Residência (Acesso Direto)
Com-recomendacoes37d0866c2c
A
O rastreamento de hipotireoidismo é indicado apenas para gestantes com fatores de risco conhecidos para a doença tireoidiana.
B
A dosagem do TSH é recomendada para todas as gestantes em locais com recursos adequados, preferencialmente no início do primeiro trimestre ou no planejamento pré‑gravídico.
C
O rastreamento universal não é necessário, mas a avaliação da função tireoidiana deve ser feita em gestantes com sintomas de hipotireoidismo ou com história pessoal ou familiar de doença tireoidiana.
D
A terapia de reposição hormonal com levotiroxina é iniciada imediatamente após a confirmação de hipotireoidismo subclínico, independentemente dos valores de TSH.
E
A determinação de anticorpos antitireoidianos é suficiente para o rastreamento do hipotireoidismo em gestantes, sem necessidade de dosagem de TSH.