Com relação ao tratamento não operatório do trauma esplênico, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-tratamento-na12f5871fb0
A
Até a década de 1980, as lesões esplênicas eram rotineiramente tratadas com esplenectomia. Atualmente é consenso que todo paciente hemodinamicamente estável pode inicialmente receber tratamento não operatório, desde que disponível no serviço cirurgiões tempo integral, banco de sangue, métodos de imagem como tomografia e unidade de terapia intensiva.
B
São fatores preditivos de falha do tratamento não operatório: lesões esplênicas de alto grau, idade maior de 55 anos, Injury Severity Score (ISS) maior que 25, grande volume de hemoperitoneo, transfusões de concentrado de hemácias e quedas dos níveis hematimétricos.
C
A arteriografia para embolização esplênica não tem sido considerada como uma ferramenta para diminuir os casos de falha do tratamento não operatório devido suas complicações como infarto esplênico, abcesso e déficit imunológico.
D
A asplenia é uma condição associada a risco de infecção fulminante por germes encapsulados sendo indicada vacinação contra pneumococo, haemophilus influenzae tipo B e meningococo.