Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2024
Residência (Acesso Direto)
Compreender126a612f3ea
Compreender a determinação social no dinâmico processo saúde-doença das pessoas e coletividades requer admitir que a exclusão social decorrente do desemprego, da falta de acesso à moradia e à alimentação digna, bem como da dificuldade de acesso à educação, saúde, lazer, cultura interferem, diretamente, na qualidade de vida e de saúde. Requer também o reconhecimento de que todas as formas de discriminação, como no caso das homofobias que compreendem lesbofobia, gayfobia, bifobia, travestifobia e transfobia, devem ser consideradas na determinação social de sofrimento e de doença. A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, instituída pela Portaria nº 2.836, de 01 de dezembro de 2011, foi uma iniciativa para ampliar a equidade no SUS. Sobre essa política, assinale a alternativa CORRETA:
A
Define a criação do Processo Transexualizador no âmbito do SUS.
B
Oferece atenção e cuidado à saúde apenas de adultos que façam parte da população LGBT.
C
Busca no âmbito da saúde suplementar a garantia da extensão da cobertura dos planos e seguros privados de saúde ao cônjuge dependente para casais de lésbicas, gays e bissexuais.
D
Define estratégias setoriais e intersetoriais que visem reduzir a morbidade e a mortalidade de travestis e transexuais, mas não inclui o uso do nome social.