Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Conceica-tem-40-anos66b73ac7b9
Conceição tem 40 anos e busca a Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de dor no peito. Na UBS, ela mantém, com o médico de família e comunidade (MFC), o diálogo abaixo.



A paciente realizou investigação, e foram excluídas causas cardíacas e pulmonares. Diante disso, de acordo com os princípios da medicina de família e comunidade, a melhor abordagem do médico para explicar os sintomas físicos como somatização é:
A
“Você não tem nenhuma doença no corpo. Não se preocupe, não é nada. Você verá que vai passar sem precisarmos fazer nada” (O Médico de Família e Comunidade é um clínico qualificado).
B
“Isso é tudo fruto da sua cabeça e precisa tentar esquecer esses problemas. Se quiser, posso te encaminhar para um psicólogo” (O médico de família é coordenador do cuidado).
C
“Tome estes medicamentos para alívio da dor e você verá que vai passar. Volte em 15 dias para conversarmos novamente” (O Médico de Família e Comunidade é o recurso de uma população definida).
D
“Algumas situações de estresse e nervosismo podem fazer com que o corpo reaja com sintomas, como dor no peito. A senhora pode falar sobre isso comigo também, caso se sinta à vontade" (A relação médico-pessoa é fundamental para o desempenho do Médico de Família e Comunidade).