Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, um dos objetivos específicos do tratamento do paciente hipertenso é obter o controle pressórico, alcançando-se a meta de pressão arterial previamente estabelecida. Tal meta deve ser definida individualmente, sempre se considerando a idade e a presença de doença cardiovascular ou de seus fatores de risco. Quanto a esse tema, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2023
Residência (Acesso Direto)
Conforme-Diretrizes5399b5032b
A
Nos hipertensos de risco cardiovascular baixo ou moderado, a meta de tratamento é alcançar valores de pressão arterial inferiores a 120 mmHg × 70 mmHg.
B
No hipertenso com doença arterial coronariana, a meta terapêutica é obter valores de pressão arterial inferiores a 130 mmHg × 80 mmHg, mas a pressão arterial diastólica deve ser mantida com valores acima de 70 mmHg.
C
Para os hipertensos com insuficiência cardíaca ou com episódio prévio de acidente vascular encefálico, o tratamento anti-hipertensivo deve ser titulado até alcançar a meta de pressão arterial abaixo de 110 mmHg × 80 mmHg, e a concomitância de doença arterial coronariana e idade avançada, comum em tal situação, ainda demanda a redução da pressão arterial para até 120 mmHg × 70 mmHg.
D
Nos hipertensos com doença renal crônica, o objetivo do tratamento é alcançar pressão arterial inferior a 130 mmHg × 80 mmHg, sem necessidade de monitorização de eventos adversos, especialmente redução da função renal e alterações eletrolíticas.
E
No tratamento da hipertensão, os indivíduos diabéticos devem buscar manter valores de pressão arterial abaixo de 130 mmHg × 80 mmHg, preferencialmente com redução acentuada da pressão arterial para valores inferiores a 120 mmHg × 70 mmHg.