O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina foram instituídos em 1945. Em 2009, mediante a Resolução CFM n° 1.931, foi aprovado o atual Código de Ética Médica, que considera que os Conselhos de Medicina são, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica. Abaixo, estão listadas cinco afirmativas. Analise-as.
I. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
II. A medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.
III. O trabalho do médico não pode ser explorado por terceiros com objetivos de lucro, finalidade política ou religiosa.
IV. As relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente.
V. Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes, sob sua atenção, todos os cuidados paliativos apropriados.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas constantes dos "Princípios Fundamentais" do Código.