Considera-se placenta prévia aquela situada total ou parcialmente no segmento inferior do útero (Royal College of Obstetricians and Gynaecologists [RCOG], 2011). Sua incidência no termo da gravidez é de 0,5 a 1,0%. Sobre esta patologia, assinale a opção CORRETA.
Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2019
Residência (Acesso Direto)
Considera-placenta39cc518dbf
A
A hemorragia, sem dúvida, é um sinal pontual e o mais importante. A hemorragia dolorosa, de sangue vermelho, brilhante, desvinculada de quaisquer esforços ou traumatismos, ocorre em mais de 90% dos casos e costuma despontar no último trimestre. Habitualmente, as perdas sucedem-se em hemorragias cada vez mais importantes e menos espaçadas, espoliação maciça pela intensidade ou que, somadas as crises, exsanguinam lentamente a gestante.
B
A ausculta do abdome revela batimentos cardíacos, e a cardiotocografia demonstra ser boa a vitabilidade fetal. A exploração digital do canal cervical está indicada para avaliar o tipo de placenta prévia.
C
Estima-se que cerca de 10% das placentas prévias diagnosticadas à ultrassonografia de 2° trimestre resolvam-se no exame de 36 semanas, pela expansão do segmento inferior no 2° e no 3° trimestre, fenômeno conhecido como migração placentária.
D
A cesárea anterior constitui o fator de risco mais importante para a placenta prévia, e o risco aumenta progressivamente com o número de procedimentos. Constituem outros fatores de risco: qualquer cicatriz uterina, idade materna avançada, multiparidade, tabagismo e gravidez gemelar.
E
Na placenta prévia, o parto normal é o procedimento de eleição para a resolução da gravidez.