Considerando a anatomia e fisiologia do intestino delgado. Podemos afirmar, EXCETO que:
Questão
PR - Universidade Estadual do Oeste de Paraná - Unioeste (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP)
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considerando-anatomia12da686152
A
A terceira porção do duodeno recebe os ductos biliar (colédoco) e pancreático (Wirsung), em geral confluídos em um pequeno canal comum, conhecido como ampola de Vater, que se abre na face interna da parede duodenal através da papila maior.
B
O jejuno tem um pregueado mucoso rico, conhecido como válvulas coniventes ou pregas de Kerkring, que são dobras da submucosa. No íleo, o pregueado mucoso encontra-se rarefeito.
C
O canal alimentar possui um sistema nervoso próprio que se estende do esôfago até o ânus, conhecido como sistema nervoso entérico, formado por dois plexos: um situado externamente, mioentérico ou plexo de Auerbach, entre as camadas longitudinal e circular; e um interno, submucoso ou plexo de Meissner.
D
A circulação sanguínea do intestino delgado é representada por artéria e veia mesentéricas superiores que, respectivamente, irrigam e recolhem sangue da microcirculação das estruturas mais profundas da parede intestinal. O sangue drenado do intestino delgado é dirigido para a veia porta.
E
Durante o jejum, o intestino delgado também apresenta movimentos de propulsão, representados pelo complexo motor migratório, que são ondas peristálticas que objetivam a limpeza da luz intestinal dos restos alimentares e secreções, impedindo que permaneçam estagnados, os quais, como meio de cultura, permitiriam o crescimento de flora bacteriana anômala.