Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2006
Residência (Acesso Direto)
Considere-estes-casos1224cc5191f
Considere estes casos: 

Caso I - Paciente jovem, assintomático, durante endoscopia, evidencia varizes de esôfago de médio e grande calibres. 

Caso II - Paciente com 40 anos, Child C, está internado no CTI, com sangramento ativo refratário ao tratamento clínico e endoscópico, hemodinamicamente estável com medidas de suporte clínico. 

Caso III - Paciente com 39 anos, Child B e com fígado policístico, está internado no CTI, com sangramento recorrente refratário ao tratamento clínico e endoscópico, hemodinamicamente estável com suporte clínico. 

Caso IV - Paciente com sangramento ativo, sem resposta a tratamento clínico e endoscópico e com instabilidade hemodinâmica grave, está internado no CTI. 

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a melhor conduta em relação aos casos I, II, III e IV, nessa ordem, consiste em:
A
ligadura elástica das varizes e profilaxia medicamentosa / colocação de TIPS / tratamento cirúrgico com realização de shunt mesocava calibrado / colocação de balão de Sengstaken- Blakemore como medida temporária, até colocação de TIPS ou cirurgia. 
B
profilaxia medicamentosa / colocação de TIPS até que o transplante seja possível / tratamento cirúrgico com realização de shunt portocava calibrado / colocação do balão de Sengstaken- Blakemore como medida temporária, até colocação de TIPS ou cirurgia. 
C
profilaxia medicamentosa / realização de shunt portocava calibrado / colocação de TIPS, até que o transplante seja possível / colocação de balão de Sengstaken- Blakemore até o tratamento definitivo.
D
tratamento medicamentoso para profilaxia e ligadura elástica / colocação de TIPS, até que o transplante seja possível / colocação do balão de Sengstaken- Blakemore, até o tratamento definitivo / shunt portocava imediato.