Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considere-mulher-32708f71f8d9
Considere uma mulher, 32 anos, atendida no ambulatório de endocrinologia e metabologia por nódulo tireoidiano e hipotireoidismo autoimune. História familiar de carcinoma papilífero. Ultrassonografia de tireoide: nódulo dominante de 3,5 × 2,0 cm em istmo, acentuadamente hipoecogênico, margens irregulares, com microcalcificações no seu interior. Em uso de levotiroxina 100 mcg/dia e TSH: 1,7 mU/L (Valor referência: 0,55 a 4,78 mU/L). 

Assinale a alternativa correta com base no caso clínico.
A
Caso a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) apresente citologia compatível com categoria Bethesda III, indica-se a repetição da punção para elucidação diagnóstica.
B
História familiar de carcinoma papilífero está associada a alto risco de malignidade de nódulo tireoidiano e indica a tireoidectomia total profilática.
C
A existência de diagnóstico de hipotireoidismo autoimune está associada a menor risco de malignidade do nódulo tireoidiano e descarta-se a necessidade de punção aspirativa neste caso.
D
A dosagem de tireoglobulina sérica apresenta alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de malignidade em nódulos com diâmetro maior que 2 cm.
E
Devido ao volume do nódulo tireoidiano, indica-se complementar a investigação com tomografia cervical devido a sua maior sensibilidade para descartar malignidade que a ultrassonografia de tireoide.