Considere um paciente com diagnóstico prévio de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER) por cardiomiopatia dilatada. O paciente está em uso de medicações modificadoras da doença ICFER (bisoprolol, valsartana e espironolactona), em doses máximas com boa tolerância e atualmente encontra-se sem edema e na classe funcional NYHA 1. Realizou um ecocardiograma recente que demonstrou recuperação da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (prévio 32% e atual 52%), com hipocinesia anterior, sem demais alterações marcantes. Não apresenta diabetes ou hipertensão arterial sistêmica. Para esse caso, assinale a conduta correta.
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2023
Residência (Acesso Direto)
Considere-paciente-com861c4c2b05
A
Mesmo com a recuperação da função sistólica e ausência de sintomas, recomenda-se a manutenção das medicações em uso.
B
Devem ser reduzidas progressivamente a valsartana e a espironolactona até a suspensão, mas mantido o betabloqueador.
C
A valsartana deve ser substituída por sacubitril/valsartana respeitando o intervalo de washout de 36h e mantendo--se as demais drogas.
D
Como houve recuperação da disfunção sistólica, recomenda-se redução pela metade da valsartana e espironolactona, e introdução de inibidor de SGLT-2.