Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2021
Residência (Acesso Direto)
Considere-paciente19607eecb56
Considere uma paciente feminina, 63 anos, com antecedentes de diabetes tipo 2 em uso de metformina, hipertensão arterial em uso de losartana e dislipidemia em uso de sinvastatina. Foi trazida ao hospital pelos familiares pois há 1 semana tem ficado mais sonolenta durante o dia e apresentando episódios de desorientação têmporo-espacial. Além disso, a própria paciente relata aumento do volume abdominal e edema de membros inferiores nos últimos 2 meses. Nega uso de medicações psicotrópicas. Ao exame físico apresenta-se vigil, escala de coma de Glasgow com 15 pontos; pupilas médias e fotorreagentes; sem rigidez de nuca; presença de asterixis (++/4) e de aranhas vasculares em região torácica anterior; ausculta cárdiopulmonar sem alterações; abdômen globoso, sem vísceras palpáveis, com macicez móvel positiva em ambos os flancos. 

Na avaliação laboratorial apresentava: concentração de hemoglobina de 12,1 g/dL; contagem de plaquetas de 99.000/mm3; tempo de protrombina de 24 segundos (índice normatizado inter- nacional de 1,9); creatinina sérica de 0,9 mg/dL; ureia sérica de 16 mg/dL; potássio sérico de 4,1 mEq/dL; sódio sérico de 131 mEq/dL; TGO = 202 U/dL; TGP = 154 U/dL; e albumina sérica de 2,6 g/dL.

Assinale a alternativa correta em relação à condução do caso descrito acima.
A
A paracentese diagnóstica está indicada apenas se houver suspeita clínica de peritonite bacteriana espontânea. Uma contagem de neutrófilos acima de 250/ mm3 confirma o diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea e fala a favor de hipertensão portal como causa da ascite.
B
A paracentese diagnóstica está indicada para avaliação da causa provável da ascite e para descartar peritonite bacteriana espontânea. Uma concentração de albumina no líquido ascítico menor do que 1,5 g/dL fala a favor de hipertensão portal como fator envolvido na ascite.
C
A paracentese diagnóstica não está indicada antes que esteja completa a investigação diagnóstica com tomografia computadorizada abdominal, endoscopia digestiva alta e alfa-feto-proteína sérica. A ascite deve ser manejada com diuréticos até lá.
D
A paracentese diagnóstica está indicada para a avaliação da causa provável da ascite e para descartar peritonite bacteriana espontânea. Um gradiente entre a concentração da albumina sérica e do líquido ascítico menor do que 1,1 g/dL fala a favor de hipertensão portal como fator envolvido na ascite.
E
A paracentese diagnóstica está indicada para a avaliação da causa provável da ascite, mas não para descartar peritonite bacteriana espontânea. Uma concentração de albumina no líquido ascítico de 1,6 g/dL ou mais fala a favor de hipertensão portal como fator envolvido na ascite.