Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considere-paciente263e86af3ac
Considere uma paciente feminina, 29 anos com relato de retorno recente de viagem para a Alemanha, onde há cerca de 10 dias apresentou dor em joelho direito que teve alivio completo com o uso de um anti-inflamatório não esteroidal (SIC) o qual não soube identificar. Logo após chegar ao Brasil, há cinco dias, iniciou com odinofagia, pigarro e máculas eritematosas em tronco. As lesões de pele evoluíram com a formação de vesículas e bolhas, aumentaram a área de pele comprometida no tronco e passaram a comprometer também os membros. Houve piora progressiva da odinofagia e associação de lesões eritematosas na mucosa oral, impedindo a paciente de se alimentar. Ao exame a paciente se apresenta lúcida e orientada, pressão arterial de 117/78 mmHg, frequência cardíaca de 114 bpm, frequência respiratória de 22irpm, saturação de oxigênio de 95% em ar ambiente e temperatura axilar de 36°C. Apresenta respiração ruidosa devido a presença de secreção respiratória em via aérea superior, não sendo possível definir como estridor ou cornagem. A ausculta pulmonar apresenta apenas a transmissão dos ruídos em via aérea superior e a ausculta cardíaca não apresentava anormalidades, exceto pela taquicardia. Na oroscopia apresenta hiperemia e descamação difusa da mucosa oral, com presença de grande quantidade de secreção em oro-farínge, mas sem placas purulentas. Apresenta hiperemia e secreção intensa em mucosa conjuntiva palpebral e ocular. Na ectoscopia apresenta inúmeras bolhas, algumas íntegras, outras rompidas em região de tronco e região proximal de membros inferiores, adjacente às áreas de hiperemia em que a epiderme se descolava ao mínimo atrito.

Assinale a alternativa correta com relação ao caso descrito.
A
A principal hipótese é de psoríase bolhosa com comprometimento de mucosas. O paciente necessita de pulsoterapia de corticosteroide, seguido de imunossupressão com metotrexate.
B
A principal hipótese diagnóstica é necrólise epidérmica tóxica como reação adversa do anti-inflamatório. A paciente necessita de cuidados em unidade de terapia intensiva, pois apresenta alto risco de comprometimento de via aérea e de outras complicações como hipovolemia e sepse por infecções secundárias.
C
A principal hipótese diagnóstica é sarampo, visto que o paciente retornou de país que não erradicou a doença e apresenta comprometimento da mucosa oral. A paciente necessita de cuidados em unidade de terapia intensiva, pois o sarampo é universalmente grave em adultos.
D
A principal hipótese diagnóstica é síndrome de Stevens-Johnson como reação adversa do anti-inflamatório. A paciente necessita iniciar urgentemente pulsoterapia de corticosteroide, seguido de imunossupressão com ciclosporina.
E
A principal hipótese diagnóstica é pênfigo vulgar. A paciente deve ser idealmente internada em unidade especializada em tratamento de queimaduras, visto a necessidade de curativos extensos.