“O Consultório na Rua efetivamente produziu acesso”, fala especialista. Para Marcelo, o Consultório na Rua efetivamente produziu acesso. “Mesmo onde esse acesso é difícil, ainda assim ele produziu visibilidade para a população em situação de rua. As pautas ficaram mais visíveis, ganharam mais luz, ganharam mais foco”, diz. O pesquisador pode ficar horas falando sobre o tema que o mobiliza desde que começou a atuar como psicólogo na primeira equipe de Consultório na Rua do Rio de Janeiro (...) Recentemente, em elogiada tese de doutorado defendida em abril, Marcelo visitou a literatura científica, analisou cerca de 100 mil prontuários eletrônicos e entrevistou trabalhadores, gestores e usuários a fim de discutir objetivos, resolutividade e critérios de monitoramento e avaliação das equipes em todo o país. A relação da população em situação de rua (PSR) com os serviços de saúde apresenta desafios, como a dificuldade de acesso contínuo aos cuidados e a falta de preparo profissional para lidar com suas necessidades. Considerando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), qual das alternativas abaixo representa a estratégia correta para melhorar o cuidado à saúde dessa população?
Questão
SP - Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo - Dante Pazzanese
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Consultorio-Rua184fe9282be
A
Concentrar esforços em campanhas de prevenção e educação em saúde que alcancem a PSR, reforçando seu autocuidado e reinserção precoce na sociedade.
B
Garantir que a PSR tenha acesso a serviços de emergência, já que eles são mais procurados e atendem de forma imediata suas necessidades.
C
Priorizar a oferta de internação hospitalar para a PSR, dado que são um caminho para reintegração dessa população à sociedade, tratando as necessidades específicas.
D
Implementar políticas que fortaleçam o acesso da PSR aos serviços de atenção primária e especializada, promovendo um cuidado contínuo, integral e intersetorial, de acordo com suas necessidades.