A Covid-19 é uma doença emergente, há cerca de um ano, surgiram os primeiros casos com rápida disseminação e alta letalidade nos pacientes moderados e graves nos diversos países. Avanços foram feitos no entendimento dos aspectos clínicos. Com o passar do tempo, observou-se condições clínicas que se prorrogavam após o quadro mais agudo. Foram relatadas alterações cardiológicas, respiratórias, fadiga crônica, anosmia prolongada e outros. Um grupo multidisciplinar de um hospital universitário delineou um estudo com o universo de pacientes, convocando os egressos da UTI, do ambulatório e da emergência, com quadros clínicos leves, moderados e graves e com registro dos dados em protocolo anteriormente definido pela instituição, no prontuário. Os pacientes foram convocados a comparecer mensalmente para avaliação, realizando diversos exames complementares. A equipe programou seguimento por três anos a fim de estabelecer correlações de causalidade e risco de sequelas clínicas ou novos quadros mórbidos com a gravidade do quadro da covid -19 apresentado, comorbidades, idade, e sintomatologia. Definiu-se a apresentação de relatórios e divulgação de dados parciais anuais. Em relação ao delineamento, é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2021
Residência (Acesso Direto)
Covid-19-e-doenc177ac1a374f
A
o delineamento é inadequado. Mais rápido, barato e robusto seria realizar um estudo de corte transversal, definir uma população em determinada área, e verificar que alterações de saúde atuais e se teve Covid-19.
B
delineamento inadequado, caro, longo e menos robusto. Melhor seria verificar no momento de novas internações e consultas, se o paciente teve Covid-19, coletar informações de doenças atuais e pregressas e formar grupos comparativos conforme grupo de doenças apresentadas no momento.
C
trata-se da proposição de uma série de casos de Covid-19 atendidos num hospital. Não será possível, com esse delineamento, observar desfechos.
D
o delineamento é adequado. Trata-se de reconstituir uma coorte de casos de Covid- 19 atendidos no hospital, com registro de informações confiáveis e acessíveis e seguimento adequado para observar fatores de exposição e desfecho no período estabelecido.
E
trata-se de uma coorte histórica. O delineamento não permitirá o acompanhamento adequado para estabelecer correlação entre as condições clínicas sequelares posteriores à internação, com a gravidade da Covid-19.