Criança de 01 ano de idade chega ao pronto-socorro com história de vômitos e diarreia persistente há 2 dias e febre de 38ºC. A diarreia é aquosa, sem sangue ou muco. A mãe relata que a criança está com diurese reduzida. Ao exame físico: EG comprometido, olhos fundos, obnubilada, pouco responsiva, sonolenta, hipocorada (2+/4+), mucosas secas, afebril, anictérica FR: 42ipm; FC: 170bpm; PA: 80x40mmHg AC – RCR, 2T, BNF, sem sopros AP – MVU, sem RA ABD – Globoso, algo distendido, sem visceromegalias, RHA + EXT – perfusão regular, pulsos finos, TEC 5seg. De acordo com o diagnóstico e classificação do quadro clínico, deve ser estabelecida a seguinte conduta terapêutica:
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Crianc-01-ano-idade1104d966430
DESATUALIZADA
A
A) Deve-se estimar e repor as perdas anormais com reposição de 50 mL/kg/dia na forma de soro glicosado a 5% e soro fisiológico (NaCl 0,9%) na proporção de 1:1.
B
Nessas situações, está indicada a administração do SRO por sonda nasogástrica (de 15 a 30 mL/kg/hora, se houver tolerância) ou mesmo iniciar soroterapia venosa.
C
A terapia de reposição fluídica deve ser feita com infusão rápida de solução salina isotônica, em bolo, no volume de 20 mL/kg, até que a perfusão esteja restaurada.
D
Fazer hidratação com soro para suprir o gasto metabólico de água, glicose e eletrólitos que pode ser estimado peso calórico em até 10 kg com 100 kcal × peso em kg.