Criança de 15 meses chega à emergência do hospital com quadro de vômitos e diarreia intensa há 24 horas. Mãe relata oligúria, está irritado, tem o turgor da pele diminuído, pulsos finos, olhos fundos e lágrimas ausentes. Na avaliação da criança, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), qual o grau de desidratação e respectiva terapêutica para o caso?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2020
Residência (Acesso Direto)
Crianc-15-meses-chega6083141720
A
Desidratação grave – criança com diarreia e desidratação grave (> 10% de perda)necessita de hospitalização e hidratação endovenosa para restabelecer rapidamente a perfusão aos órgãos vitais.
B
Algum grau de desidratação – criança com diarreia aguda pode ser tratada no domicílio, com aumento da oferta de líquidos e após cada evacuação oferecer a SRO, de 50 a 100 mL para menores de 2 anos.
C
Desidratação grave – criança com vômitos persistentes, deve-se tentar a administração da SRO por sonda nasogástrica (via eficaz), 20 mL/kg/h, durante 4 a 6 horas, oferecendo a SRO em pequenos volumes.
D
Algum grau de desidratação – criança com diarreia e desidratação leve a moderada (5 a 10% de perda), realiza-se a reposição com 50 a 100 mL/kg em 3 a 4 horas, oferecendo a SRO em pequenos volumes.