Criança de 2 anos de idade, feminina, apresenta febre de 38,5ºC há 1 dia, tosse, coriza, conjuntivite, com exantema que surgiu atrás das orelhas, no rosto e se espalhou pelo corpo. Foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde foi feita a suspeita de sarampo. Frequentou a Creche Municipal até o dia anterior ao início dos sintomas. Esta creche atende crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Qual a medida de controle recomendada para interromper a cadeia de transmissão do sarampo na Creche e no domicílio desta criança?
Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2022
Residência (Acesso Direto)
Crianc-2-anos-idade84237412a0
A
A medida recomendada é o bloqueio vacinal seletivo, para vacinar os não vacinados, após o contato com o caso suspeito. Deve ser realizado a partir dos 6 meses de idade, no menor tempo possível (prazo máximo de até 72 horas) com a vacina tríplice viral ou tetraviral.
B
A medida recomendada é a convocação de faltosos no município onde ocorreu o caso, para vacinar os não vacinados. Deve ser realizado a partir dos 24 meses de idade, prazo máximo de até 7 dias, com a vacina tríplice viral ou tetraviral.
C
A medida recomendada é varredura indiscriminada, para vacinar todos os contatos (vacinados ou não), após o contato com o caso suspeito. Deve ser realizado a partir do 3 meses de idade, prazo máximo de até 10 dias, com a vacina tríplice viral ou tetraviral.
D
A medida recomendada é a convocação de faltosos para vacinar com a Vacina Tríplice Viral (SCR), preferencialmente no prazo máximo de até 48 horas, para as crianças menores de 6 meses que não receberam nenhuma dose da tríplice viral.