Criança de 2 meses com febre de 38,7° procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma consulta de demanda espontânea. Sua mãe está muito preocupada, conta que ele é seu primeiro filho e não sabe o que fazer. Ela nega outros sintomas além da febre. Conta que o bebê está com bom ganho de peso, em aleitamento materno exclusivo. Refere que a gestação foi sem intercorrências, parto normal, de 40 semanas. O exame clínico está sem alterações e ela está sem febre no momento. Qual seria a melhor conduta?
Questão
SP - Prefeitura Municipal de Sorocaba - PMSO
2021
Residência (Acesso Direto)
Crianc-2-meses-com86cffd19fe
A
Tranquilizar a mãe, que apesar da febre ele se encontra bem, e que por ser um bebe de baixo risco ele pode ficar em observação em casa e retornar caso a febre persista ou em caso de presença de sinais de alarme.
B
Iniciar imediatamente antibioticoterapia com Amoxicilina por 10 dias e orientar reavaliação diária devido ao risco de bacteremia oculta.
C
Dizer a mãe que trata-se de uma preocupação importante e que ela deve ir imediatamente ao serviço de urgência na guia de encaminhamento sugerir coleta de hemograma, triagem urinária, líquor e Rx para triagem de infecção.
D
Tranquilizar a mãe, uma vez que a criança está bem, porém encaminhar ao serviço de urgência inicialmente para coleta de triagem urinária e hemograma, uma vez que trata-se de uma faixa etária com maior risco de desenvolver bacteremia oculta. Caso os exames estejam sem alterações reavaliar o bebê diariamente na unidade básica de saúde.
E
Dizer a mãe que trata-se de uma preocupação importante, fazer uma dose de Ceftriaxone IM na UBS e encaminhar ao serviço de urgência. Na guia de encaminhamento sugerir coleta de hemograma, triagem urinária e Rx de tórax.