Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Crianc-4-anos-idade21063af2522
DESATUALIZADA
Criança, 4 anos de idade, diagnóstico de meningite por pneumococo. Internada em enfermaria de pediatria, apresenta há algumas horas taquicardia (155 bpm), leve taquipneia, palidez moderada e extremidades malperfundidas, com tempo de enchimento capilar de 6 segundos. Escala de coma de Glasgow = 11. Nos controles de enfermagem, não há registro de diurese nas 12 horas mais recentes. Edemaciada, com fígado palpável a 7 cm do rebordo costal direito. Pressão arterial de 60/25 mmHg. Exames laboratoriais revelam acidose metabólica, aumento do lactato sérico e creatinina. Não há UTI Pediátrica como retaguarda da enfermaria.

Com base nessas informações clínicas, considere as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de sepse com disfunção orgânica e choque séptico, devendo ser administrada reparação com soro fisiológico, com alíquotas de 20 mL/kg, três vezes.

II. Considerando a possibilidade de sepse com provável injúria renal associada, a administração de ringer com lactato, como solução cristaloide, não é recomendada pela maior concentração de potássio.

III. Como agente com propriedade vasoativa, recomenda-se a administração de noradrenalina ou adrenalina como primeira opção de tratamento, não havendo, nesse momento, vantagens comprovadas entre essas catecolaminas.

IV. Após estabilização da pressão arterial, havendo sinais de baixo débito cardíaco, com aumento da extração de oxigênio e baixa saturação venosa central, recomenda-se associação de fármacos com ação inodilatadora.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.