Criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de asma em tratamento com corticoide inalatório (uso correto e regular) em dose baixa diária está apresentando tosse e falta de ar há duas horas. Nas últimas 4 semanas apresentou sintomas diurnos 2 vezes por semana, com necessidade de uso de beta-2-agonista de curta duração (SABA), sem despertares ou limitação de suas atividades. Ao exame físico encontra-se acordado, com FR: 35irpm, saturação de 94%, com sibilos difusos e discreta retração subdiafragmática. Qual deve ser a conduta para esse paciente em relação ao tratamento da exacerbação e à medicação de controle?
Questão
Órgão
1
Residência (Acesso Direto)
Crianc-4-anos-idade98407958d8
A
Utilizar beta-2-agonista de curta duração (SABA) de 20 em 20 minutos, administrar corticoide e reavaliar. Para a alta, indicar corticoide inalatório associado ao LABA (beta-2-agonista de longa duração).
B
Iniciar com SABA de 20 em 20 minutos na primeira hora e reavaliar. Para o controle, dobrar a dose de corticoide inalatório.
C
Administrar corticoide, SABA de 20 em 20 minutos e, se apresentar melhora, para o tratamento de controle prescrever terapia MART (budesonida em dose muito baixa+formoterol).
D
Iniciar com SABA de 20 em 20 minutos na primeira hora e reavaliar. Para o controle, utilizar corticoide inalatório em baixa dose + SABA.