Criança, 5 anos, é trazida ao posto de saúde com história de febre mensurada há 5 dias, diarreia aquosa (cerca de 4 episódios ao dia), cefaleia e mialgia. A mãe procurou assistência por diminuição da diurese e dor abdominal difusa. Ao exame físico, apresentava irritabilidade, desidratação, hepatomegalia dolorosa (cerca de 4 cm do rebordo costal direito), sem sinais de peritonite. Pulsos palpáveis. Paciente normotenso. Assinale a conduta inicial imediata mais adequada.
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Crianc-5-anos-e7130535ecd
A
Tentar transferência para Unidade de Referência para avaliar início de hidratação venosa e coleta de exames laboratoriais na urgência.
B
Iniciar imediatamente hidratação venosa 20 ml/kg . Tentar transferência para unidade de referência. Coletar exames laboratoriais assim que possível.
C
Orientar hidratação via oral em casa. Oferecer cerca de 1/3 na forma de soro de reidratação oral (SRO) e o restante através de oferta de sucos, água e chás. Reavaliar em 24 a 48 h.
D
Manter paciente em observação no posto de saúde. Iniciar hidratação via oral, cerca de 50 a 100 ml por kg em 4 horas. Manter jejum durante administração SRO e reavaliar após.