Criança, 5 anos de idade, com histórico de problemas respiratórios, era acompanhada na UBS próxima a sua casa. Com a mudança da família para outra região do mesmo município, não se vinculou à UBS de referência no novo território, que naquele momento contava com médico em apenas uma equipe de Saúde da Família. O agendamento de novas consultas estava demorando e durante alguns meses a criança não conseguiu ser atendida. A mãe passou a levá-la com frequência à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sempre que apresentava crises respiratórias. Estes atendimentos eram muito rápidos, focados na queixa do momento e a mãe se mostrava insegura e insatisfeita, porque as crises respiratórias foram ficando mais frequentes e resistentes aos medicamentos. Analise o caso e assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Crianc-5-anos-idade130bf7b02d8
A
Adscrição de clientela e garantia da longitudinalidade do cuidado são funções da Atenção Básica contempladas nesse caso.
B
O acolhimento e a coordenação do cuidado pela UBS poderiam ter sido realizados mesmo com a deficiência de médicos nas equipes da UBS.
C
A responsabilização pelo cuidado e a busca ativa são funções da Atenção Básica contempladas neste caso.
D
A opção da mãe de continuar utilizando a UPA justifica-se pela baixa complexidade e a falta de resolutividade em geral da Atenção Básica.
E
A UBS tem competência técnica para realizar atividades de puericultura, mas não para cuidar de problemas respiratórios que cursam com agudização.