Criança de 5 anos de idade com síndrome de Down, apresentando sintomas gripais há 5 dias. Admitida no pronto-socorro em insuficiência respiratória. Foram realizadas medidas iniciais de suporte ventilatório e estabilização clínica, mas o paciente teria indicação formal de intubação orotraqueal. A criança faz acompanhamento médico regular, tem uma comunicação interatrial (sem indicação de tratamento específico) e não possui outros diagnósticos. Ao conversar com os pais da criança sobre o plano terapêutico e o seu prognóstico, você explica que:
Questão
SP - Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - HPEV
2022
Residência (Acesso Direto)
Crianc-5-anos-idade79f41650c4
A
Existe um risco maior de neoplasias em pacientes com síndrome de Down, que já possuem um comprometimento cognitivo; por isso, devemos sugerir que medidas invasivas e exames de imagem não sejam realizados em cenários críticos.
B
A síndrome de Down provoca alterações cognitivas, algum grau de imunocomprometimento e tem um risco maior de hipotireoidismo, mas isso não afeta o prognóstico do paciente no momento atual.
C
Pela síndrome de Down e a criticidade do paciente, a sua hospitalização provavelmente será mais longa e necessitará de fisioterapia motora e respiratória de maneira mais intensa e prolongada.
D
Pelas alterações que a síndrome de Down provoca nos vários tecidos e órgãos, está indicada a realização de medidas enérgicas, mas a intubação orotraqueal é contraindicada, pelo risco elevado de luxação atlantoaxial.