Criança de 5 anos apresentou febre e tumefação na região mandibular direita, mole doloroso à palpação de limites mal definidos, com dor à compressão do tragus três dias após queixa de dor de ouvido intensificada com mastigação. Após 4 dias houve redução do edema e melhora do estado geral. No sexto dia, a criança voltou a ter febre, acompanhada de vômitos, cefaleia e dor ao fletir o pescoço (rigidez de nuca duvidosa). Com relação ao caso citado escolha a alternativa CORRETA:
Questão
PB - Hospital de Emergência e Trauma Sen. Humberto Lucena - HEETSHL
2013
Residência (Acesso Direto)
Crianc-5-anos811a06f2c4
A
Trata-se de um caso de parotidite com sinais meníngeos decorrentes da intensa dor na região cervical. Nesse caso a amilasemia pode ser normal ou aumentada.
B
Trata-se de um caso de amigdalite inicial que evoluiu com abcesso periamigdaliano e com adenopatia inflamatória local que pode ser confundido com parotidite pela localização da adenomegalia.
C
Trata-se de um caso de caxumba, complicado por meningite e espera-se que o liquor nesse caso seja turvo, com celularidade muito aumentada, com predomínio de neutrófilos. Essa complicação é rara e a evolução nesses casos é sempre grave.
D
Os agentes etiológicos mais prováveis são S. aureus e Streptococcus viridans.
E
A criança em questão teve infecção por Paramyxovirus parotiditis. É frequente encontrarmos alterações liquóricas (com predomínio de linfócitos no LCR) nestes pacientes mesmo que não apresentem sintomas de meningite e podem inclusive apresentar sinais de meningite sem os sintomas clássicos de parotidite.