Criança do sexo masculino de 7 anos de idade é admitida na unidade de emergência com desconforto respiratório. Há 2 dias, o paciente iniciou com quadro de coriza, que evoluiu nas últimas 24 horas com cansaço para respirar. Ao exame físico está em regular estado geral, pálido e com tiragem subdiafragmática e de fúrcula. Apresenta saturação periférica de oxigênio de 89% em ar ambiente, frequência respiratória de 40ipm, frequência cardíaca de 135bpm e temperatura axilar de 36,6ºC. Ausculta pulmonar apresenta murmúrios vesiculares reduzidos globalmente, com sibilos inspiratórios e expiratórios, além de tempo expiratório prolongado. Tem história prévia de asma e faz uso contínuo de beclometasona inalatória. Na unidade de emergência foi iniciado tratamento com salbutamol inalatório e corticoide sistêmico. Sobre o caso clínico, assinale a alternativa correta:
Questão
SP - Hospital Infantil Sabará - HIS
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Crianc-sexo-masculino127f15cf335
A
O paciente apresenta uma crise de asma grave. Caso não responda ao tratamento inicial com salbutamol inalatório, mantendo-se em crise grave, deverá ser feito sulfato de magnésio.
B
O paciente apresenta uma crise de asma moderada. Caso tenha resposta parcial ao salbutamol inalatório, passando a ter critérios de crise moderada ou leve, deverá ser feito sulfato de magnésio.
C
O paciente apresenta uma crise de asma grave. Como o sulfato de magnésio não é liberado para crianças desta faixa etária, deverá ser feita a intubação orotraqueal de imediato, caso não responda ao tratamento inicial.
D
O paciente apresenta uma crise de asma moderada. Desta forma, devemos associar o brometo de ipratrópio inalatório ao salbutamol, caso o paciente tenha resposta parcial ao tratamento inicial.
E
O paciente apresenta uma crise de asma grave. Por isso, devemos dar preferência à administração endovenosa do corticoide, uma vez que sua absorção é mais lenta quando feito por via oral.