Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
D-G-72-anos-sexo80b2d04821
D.G, 72 anos, sexo feminino, foi admitida no hospital com diagnóstico de neutropenia febril pós-quimioterapia para tratamento de leucemia mieloide aguda. Apresentava insuficiência renal aguda com diálise diária, quadro de sepse de foco pulmonar, permanecendo pancitopênica com piora do quadro respiratório e óbito. O preenchimento das condições e causas do óbito foram preenchidas da seguinte maneira: 

Parte I 

a) Sepse grave. 
b) Neutropenia febril. 
c) Leucemia mieloide aguda. 
d) ---------------------------- 

Parte II 

Insuficiência renal aguda. 
Aplasia de medula pós-quimioterapia. 

Sobre o preenchimento da Declaração de Óbito, é correto afirmar: 
A
A parte I foi preenchida corretamente, pois a causa básica foi a leucemia mieloide aguda, mas a parte II está incorreta. 
B
Tanto a parte I quanto a parte II foram preenchidas corretamente. 
C
A parte I foi preenchida incorretamente, pois a causa básica do óbito foi a neutropenia febril, devendo a leucemia mieloide aguda ser mencionada apenas na parte II.
D
A aplasia de medula pós-quimioterapia, mencionada na parte II, é uma causa externa prevista como evento adverso do tratamento e, dessa forma, deveria ser a causa básica e ser mencionada na parte I. 
E
A insuficiência renal aguda é consequente à sepse grave e deveria ser registrada na letra “b” da parte I, enquanto a causa terminal deveria ser a neutropenia febril e deveria ser registrada na letra “d”.