Dados recentes do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011) apontam que 52,6% dos homens e 44,7% das mulheres com mais de 18 anos estão acima do peso ideal. A Organização Mundial da Saúde (WHO, 2003) estimou que o excesso de peso é responsável por 58% da carga de doença relativa ao diabetes tipo II, 39% da doença hipertensiva, 21% do infarto do miocárdio, 12% do câncer de cólon e reto e 8% do câncer de mama e responde diretamente por parcela significativa do custo do sistema de saúde nos países. Assinale a alternativa correta sobre algumas das medidas adequadas para combater a obesidade.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SCMRP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Dados-recentes102189c0978
A
Campanha maciça nas escolas para que o consumo de alimentos de baixa caloria passe a ser preferencial nas famílias e aulas sobre componentes dos alimentos para toda a população.
B
Auxílio às famílias para elaborarem cardápios infantis com baixa caloria e incentivo para a realização de grandes corridas esportivas mensalmente para pessoas de todas as idades.
C
Taxação e rotulagem adequada dos ultraprocessados como estratégias para desencorajar o consumo desses alimentos e venda de alimentos in natura, em particular dos produtores locais, nas cantinas escolares.
D
Incentivo para o consumo de alimentos de baixas calorias por meio de promoção de baixos preços desses alimentos nos supermercados e campanhas mostrando doenças decorrentes da obesidade.
E
Campanha para que desde crianças as pessoas sejam incentivadas a preferir alimentos dietéticos e estímulo para a prática de exercícios usando imagens das grandes competições mundiais, como as Olimpíadas.