Questão
Estratégia MED
2021
Residência (Acesso Direto)
David-17-anos-chega101ac7d79c4
David, de 17 anos, chega ao pronto atendimento com queixa de dor de garganta e febre de início há 3 dias. Nega dispneia, coriza, tosse. Ao exame apresenta várias cáries, hiperemia de tonsilas associada à identificação de uma membrana com tecido necrótico acometendo tonsilas e parte posterior da gengiva inferior com odor fétido. Ocorreu pequeno sangramento em tentativa de remoção. Pescoço: linfonodomegalia submentoniana e submandibular. Otoscopia apresentando hiperemia da membrana timpânica e ausculta pulmonar com roncos sem sibilos nem estertores. Apresenta calendário vacinal completo. 

Considerando a situação acima, assinale a alternativa correta:
A
A suspeita é de angina diftérica, devendo ser realizada cultura para diagnóstico definitivo sendo indicado tratamento com eritromicina ou penicilina G procaína.
B
O provável diagnóstico é de angina de Plaut-Vincent, devendo ser realizada cultura do esfregaço das membranas e desbridamento, para após confirmação iniciar a antibioticoterapia.
C
O diagnóstico provável é angina diftérica, sem indicação de cultura para confirmação e indicação de eritromicina ou penicilina G procaína associada a soro anti-diftérico se ocorrer complicação.
D
O provável diagnóstico é de angina de Plaut-Vicent, devendo ser indicado desbridamento das membranas com clorexidina e metronidazol ou clindamicina.
E
É um provável quadro de mononucleose infecciosa, podendo ser confirmado com sorologia para Epstein Barr, com indicação de sintomáticos sem benefício de aciclovir.