Dengue, Chikungunya e Zika são arboviroses originadas por vírus, sendo majoritariamente transmitidas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em todas as regiões tropicais e subtropicais globais, têm gerado preocupações tanto para a população quanto para as autoridades, devido aos efeitos significativos na saúde pública e na sociedade, decorrentes de epidemias frequentes e do crescimento de casos graves e óbitos. Sobre arboviroses, podemos afirmar que:
Questão
SP - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC USP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Dengue-Chikungunya66e9a62fa4
A
A atuação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) é de suma importância nas ações de enfrentamento às arboviroses. Ambos devem atuar de maneira integrada e complementar, realizando visitas domiciliares e intervindo nos diversos espaços da comunidade. Essa abordagem fortalece o vínculo e a comunicação entre a população e os serviços de Atenção Primária, enquanto conduzem ações de vigilância e busca ativa de casos, alinhadas ao perfil epidemiológico do território.
B
A vigilância e o controle das arboviroses estão relacionados a atividades articuladas entre áreas técnicas do setor saúde e dos setores parceiros (educação, meio ambiente, defesa civil, planejamento, assistência social etc.), sem a participação da sociedade civil.
C
A dengue, a Chikungunya e a Zika compartilham sinais clínicos semelhantes, o que facilita a suspeita inicial e o diagnóstico diferencial pelo profissional de saúde, predispondo manejo clínico adequado e à ocorrência de formas mais leves da doença, diminuindo o número de óbitos.
D
A proliferação do vetor não é afetada por fatores associados à infraestrutura urbana e social do país.
E
Situações como falta de saneamento básico e de abastecimento de água não são preponderantes para a existência do vetor em convívio íntimo com a população.