Dengue, febre Chikungunya e doença do vírus Zika são arboviroses consideradas de grande relevância epidemiológica e demandam ações intersetoriais/interinstitucionais. Com o objetivo de reduzir a transmissão e a incidência dessas arboviroses e seu impacto na saúde, ações de vigilância em saúde necessitam ser instituídas, em especial em áreas mais afetadas. Tendo em vista o cenário não satisfatório das arboviroses mais prevalentes na atualidade, consideram-se ações de vigilância em saúde:
Questão
RJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE)
2018
Residência (Acesso Direto)
Dengue-febre69a6ca04c5
A
Dengue, Chikungunya e Zika são doenças de notificação compulsória. Portanto, após confirmação diagnóstica, todos os casos devem ser obrigatoriamente notificados às vigilâncias epidemiológicas municipais em até 15 dias a partir do conhecimento de sua ocorrência, por meio de ficha de investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
B
Ao ser atendido um paciente na atenção primária com febre, deve-se investigar a presença de arboviroses juntamente com outras causas de doença febril, avaliar a presença de algum fenômeno hemorrágico, hipotensão, dor abdominal ou vômitos a fim de identificar a forma grave dessas doenças, mas não havendo sinais de gravidade, liberá-lo com orientações.
C
Seguir o fluxograma para o diagnóstico de todos os casos suspeitos, que inclui: hemograma completo e coleta de duas alíquotas de sangue: uma para o diagnóstico de outras infecções e a outra para biologia molecular do Zika, tendo em vista a importante relação causal entre a infecção materna pelo Zika e a ocorrência de microcefalia fetal.
D
Manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça, camisa de manga comprida, meias e sapatos fechados, e utilizar repelentes durante a noite, período de maior ação dos mosquitos, são medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para que o indivíduo se proteja contra o mosquito Aedes aegypti, vetor destas arboviroses.