Depois de se formar em medicina, Daniel resolve trabalhar no interior do estado durante um ano, antes de decidir se deve ou não fazer sua prova de residência. Ao chegar em uma cidade de 30 mil habitantes, ele é alocado em uma comunidade rural, onde sua população estimada pelo IBGE é de 5000 habitantes, parte deles descendentes de italianos. A faixa etária de sua clientela é bastante variada, porém percebe que boa parte das pessoas que frequentam sua unidade de saúde são adultos com mais de 50 anos, com alto índice de sofrimento mental, dores no corpo, hipertensão e diabetes. Logo que inicia seu trabalho, percebe que são pessoas muito agregativas, que conversam bastante entre si, mas que, ao mesmo tempo, muitos moram longe uns dos outros e apenas encontram-se na igreja ou na unidade de saúde. Também percebe que há muita desinformação sobre as principais doenças acometidas na comunidade. Sobre as abordagens educativas o médico deve:
Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Depois-formar-medicina1470ee1e19b
A
Realizar um planejamento de suas atividades baseado no diagnóstico epidemiológico e das necessidades de sua população. Uma boa abordagem educativa, nesse caso, seria uma atividade coletiva, visto o potencial agregador e de vinculação que a população adscrita possui.
B
Propor prioritariamente uma atividade coletiva, conforme suas habilidades e conhecimentos adquiridos na faculdade, prezando por temas que sejam de seu domínio. Nesse caso, o planejamento não é necessário, visto que já possui uma experiência prévia.
C
Evitar atividades coletivas com teor educativo, visto seu pouco impacto epidemiológico e pouca custo-efetividade. Nesse caso, o médico deve tentar controlar os índices de hipertensão e diabetes prioritariamente, com reserva de sua agenda para esses temas de saúde pública.
D
Utilizar várias formas de atividades educativas coletivas, priorizando usuários de saúde mental para suas atividades, visto ser um dos principais problemas daquela comunidade. Deve priorizar os pacientes mais graves, em estado de mania ou transtornos de conduta, já que são prioridades em saúde mental.