Os Determinantes Sociais da Saúde − DSS são tratados, desde 2005, dentro de uma comissão própria da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo ela existem dois tipos de DSS, sendo
A
estruturais aqueles que terão impacto na equidade em saúde e no bem-estar através da sua ação sobre os determinantes intermediários.
B
intermediários aqueles entendidos como motores das condições de vida e se aproximam ao conceito de determinantes distais, ou macrodeterminantes econômicos e sociais.
C
intermediários os representados por mecanismos que geram e reforçam hierarquias sociais que definem o poder, prestigio e acesso a recursos por meio da educação, do trabalho e da renda.
D
estruturais os que se referem ao conjunto de elementos categorizados em fatores comportamentais e fatores biológicos, circunstâncias materiais (condições de vida e de trabalho, disponibilidade de alimentos, moradia etc.) e fatores psicossociais.
E
intermediários os que incluem fatores contextuais, como: cultura e valores sociais, políticas públicas em áreas como educação, atenção médica, água e saneamento.