Questão
SP - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - FCM) (Hospital de Clínicas da Unicamp)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Devido-a-falta-outros1400c3d74ae
Devido à falta de outros tratamentos médicos eficazes, pressão pública e política, autoridades sanitárias de diversos países, incluindo o Brasil, autorizaram o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para covid-19, em março de 2020. A comunidade médica adotou a hidroxicloroquina para o tratamento de covid-19, apesar da falta de evidências convincentes de benefício. Um manuscrito publicado pela The Lancet, em maio de 2020, relatou que o uso de hidroxicloroquina ou cloroquina em pacientes hospitalizados com covid-19 foi associado a uma diminuição de sobrevida hospitalar e a um aumento da frequência de arritmias ventriculares, imediatamente colocando em questão a adoção generalizada destes medicamentos. É CORRETO AFIRMAR:
A
O princípio ético da autonomia deve orientar as prescrições médicas, priorizando a comunicação e o esclarecimento entre riscos e benefícios.
B
As orientações acerca das intervenções médicas podem resultar em danos para os pacientes, demandando reavaliações num contexto dinâmico de riscos e benefícios.
C
Cabe aos gestores públicos garantirem respaldo institucional para que a autonomia médica seja exercida, visando a valorização da relação médico- paciente.
D
É recomendada a administração de um medicamento que não tem efeito comprovado, como alternativa para o tratamento, assumindo que o benefício será maior.