Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Devido-defice-agentes136f853ecba
Devido ao défice de agentes comunitários de saúde durante a pandemia de covid-19, eu mesma realizei, em meu consultório, o tratamento diretamente observado (TDO) de pacientes etilistas crônicos, na esperança de aumentar a adesão ao tratamento. No entanto, não consigo parar de pensar no meu consultório, onde não há janelas por onde a luz do Sol possa entrar ou o ar possa circular, apenas uma porta por onde o bacilo entra... E aparentemente não sai. Ainda estou tentando entender o que ter tuberculose significa para mim. Mas o que eu já entendo é que não quero deixar de atender minha comunidade.

Internet: <marcozero.org> (com adaptações).

O texto anterior é parte de um relato de uma médica de família e comunidade acometida por tuberculose enquanto trabalhava durante a pandemia de covid-19. Com relação à tuberculose, assinale a opção correta.
A
A tuberculose é uma doença infecciosa de notificação compulsória desde a sua suspeita clínica, por conta da sua magnitude e transcendência.
B
Embora os profissionais de saúde estejam entre os grupos de maior risco para a infecção pela tuberculose, a infecção da médica em questão não configura um acidente de trabalho.
C
A frase “Ainda estou tentando entender o que ter tuberculose significa para mim” revela a reflexão da médica, na condição de paciente, sobre seu processo de adoecimento, o que é mais bem avaliado pelo primeiro componente do método clínico centrado na pessoa, qual seja: explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença.
D
Cabem à vigilância sanitária a vistoria de estabelecimentos de saúde, a avaliação da qualidade dos equipamentos de proteção individual e o acompanhamento dos agravos e das doenças de notificação compulsória, como a tuberculose.