O Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) foi criado, em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis, relacionadas ao tabagismo, sendo responsável por 63% dos óbitos, relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes, por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30%, por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25%, por doença coronariana (angina e infarto) e 25%, por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2020
Residência (Acesso Direto)
Dia-Mundial-sem-Tabaco1021468cfd5
A
O grau de motivação, para cessação do tabagismo, é avaliado pelo Prochaska e DiClemente, sendo o Estágio Pre Contemplação, o momento ideal para início da terapia de reposição à nicotina.
B
O grau de dependência à nicotina é avaliado pelo questionário de Fagerström, onde 6 pontos é considerado dependência moderada.
C
A terapia de reposição de nicotina (TRN), a bupropiona e a vareniclina são consideradas de primeira linha, enquanto que a nortriptilina e a clonidina são os fármacos de segunda linha no tratamento.
D
A Vareniclina é um agonista parcial dos receptores nicotínicos, promovendo liberação de dopamina no SNC, devendo ser utilizada com cautela em pacientes portadores de epilepsia, convulsão febril na infância, tumor do SNC, anormalidades no EEG, traumatismo craniano, uso de inibidor da MAO, nos últimos 15 dias.
E
O uso da Bupropiona pode estar associado a humor depressivo, à agitação e à ideação ou ao comportamento suicida, devendo ser utilizada com cautelada em pacientes com diagnóstico prévio de depressão.