Em relação ao Diabetes Melitus gestacional, é INCORRETO afirmar:
Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Diabetes-Melitus9d5aa0d42
A
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda que sejam seguidos os critérios aceitos em 2013 pela OMS. Na primeira consulta pré-natal, deve ser solicitada glicemia de jejum. Se o valor encontrado for "maior ou igual que" 126 mg/dL, será feito o diagnóstico de diabetes melitus franco na gravidez. Se, porém, a glicemia plasmática em jejum for "maior ou igual que" 92 mg/dL e < 126 mg/dL, será feito o diagnóstico de DMG. Em ambos os casos, deve-se confirmar o resultado com uma segunda dosagem da glicemia de jejum. Caso a glicemia seja < 92 mg/dL, a gestante deve ser reavaliada no segundo trimestre.
B
Diabetes melitus gestacional (DMG) é definido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma intolerância a carboidratos de gravidade variável, que se inicia durante a gestação atual e não preenche os critérios diagnósticos de diabetes melitus franco. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência em 3 a 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado.
C
A investigação de DMG deve ser feita em todas as gestantes sem diagnóstico prévio de diabetes. Entre a 24° e 28° semanas de gestação, deve-se realizar o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) com dieta sem restrição de carboidratos.
D
Segundo os novos critérios adotados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em 2017, para o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), pacientes com DMG são as que apresentam glicemia de jejum de 92 a 125 mg/dL, com jejum em 1 hora "maior ou igual que" 180 mg/dL ou em 2 horas de 153 a 199 mg/dL, e um ponto alterado na curva já estabelece o diagnóstico de DMG.
E
Em 2015, a SBD, em associação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Ministério da Saúde (MS) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO), passou a adotar os novos critérios para rastreamento e diagnóstico do DMG em todo o território nacional.