O Diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma intercorrência de grande importância na gestação, pois se trata de uma doença que apresenta risco materno potencialmente grave e pode cursar com complicações fetais e perinatais, se o tratamento for inadequado.
Com relação ao tratamento do DMG, analise as afirmativas a seguir.
I. O objetivo do tratamento é alcançar e manter as metas glicêmicas, evitar cetose, garantir adequado ganho de peso materno e desenvolvimento fetal e prevenir os desfechos perinatais adversos.
II. A insulina é a primeira escolha entre as medidas farmacológicas no controle da hiperglicemia na gestação. Está indicada sempre que as medidas não farmacológicas não forem suficientes para atingir as metas do controle glicêmico materno.
III. Adequação nutricional e prática de exercício constituem o segundo passo do tratamento clínico. Cerca de 30% das mulheres com diagnóstico de DMG conseguirão controlar os seus níveis glicêmicos com essas medidas.
IV. A automonitorização da glicemia capilar, por glicosímetro, fita reagente e punção em ponta de dedo, é o método mais utilizado para avaliar os níveis glicêmicos na gestação, mais especificamente nos casos de DMG.
Estão corretas as afirmativas