Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Diante-caso-dor85dd5b56f7
Diante de um caso de dor torácica, para avaliar a necessidade de solicitar exames complementares, é importante considerar a probabilidade pré-teste de doença coronariana, conforme mostra o quadro abaixo.



Diamond G.A., Forres ter J .S. Analy s is of probability as an aid in the c linical diagnos is of coronary -artery disease. The New England Journal of Medic ine, Waltham, 1979. [Adaptado] 

Posto isso, a situação clínica em que a solicitação de um teste ergométrico está melhor indicada para confirmar o diagnóstico de doença coronariana é:
A
mulher, 35 anos, tabagista, com episódio de dor torácica subesternal em pontadas por cerca de 1 minuto ao voltar para casa após sair da academia.
B
homem, 50 anos, com episódio de dor torácica precordial ao subir 2 lances de escadas, apresenta piora da dor ao respirar e cessa rapidamente ao interromper o exercício.
C
homem, 48 anos, com episódio de dor torácica subesternal ao carregar um armário pelas escadas até o terceiro andar, apresenta melhora da dor após 10 minutos.
D
mulher, 57 anos, com dor torácica retroesternal com duração aproximada de 3 minutos ao deitar para assistir televisão após jantar.