Diante do diagnóstico de infecção por HIV, além do aconselhamento do paciente, torna-se importante orientá-lo sobre a comunicação do(s) parceiro(s) sexual(is). Qual a melhor forma para o Médico de Família e Comunidade resolver a delicada situação (conforme Ministério da Saúde) respeitando o Código de Ética Médica?
Questão
SP - Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (Hospital Electro Bonini - HEB)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Diante-diagnostico46d638325d
A
respeitar o sigilo médico e permitir que o paciente decida se deve ou não revelar a infecção existente ao parceiro e apoiar a decisão de seu paciente.
B
trazer o parceiro à próxima consulta para comunicá-lo sobre a doença adquirida e sobre a necessidade de tratamento de ambos.
C
informar o paciente sobre necessidade de trazer o parceiro para aconselhamento e testagem e, se o paciente for contrário, fazer busca ativa do parceiro, preservando a confidencialidade.
D
orientar que será necessário contar ao parceiro sobre a infecção assim que estiver com CD4 baixo ou alta carga viral, apesar de necessitar usar camisinha desde o momento do diagnóstico.
E
solicitar a um membro da equipe que informe o parceiro sobre a infecção e sobre a impossibilidade de manter relações sexuais seguras com o paciente neste momento.