Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2017
Residência (Acesso Direto)
Diante-paciente-686042c842b6
Diante de um paciente de 68 anos, portador de hipertensão, diabetes e dislipidemia, que se apresenta em um serviço de emergência com queixa de dor torácica, com 1 hora de evolução, e que o eletrocardiograma revela elevação do segmento ST de 4 mm nas derivações de V1 a V4, a conduta mais adequada, considerando um serviço sem hemodinâmica disponível, é: 
A
Administrar dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel, aplicar enoxaparina, prescrever betabloqueador caso não haja contraindicação. Solicitar marcadores de necrose miocárdica com 0, 3 e 9 horas do início da dor, e, caso positivo, encaminhar para realização de angioplastia primária.
B
Administrar dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel, aplicar enoxaparina, prescrever betabloqueador caso não haja contraindicação. Solicitar marcadores de necrose miocárdica com 0 e 6 horas do início da dor, e, caso positivo, encaminhar para realização de angioplastia primária.
C
Administrar dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel, aplicar enoxaparina, prescrever betabloqueador caso não haja contraindicação. Solicitar encaminhamento para serviço de hemodinâmica para angioplastia primária em até 12 horas do início da dor. Caso não seja possível encaminhar para serviço de hemodinâmica, prescrever inibidor de glicoproteína 2b-3a em até 15 minutos.
D
Administrar dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel, aplicar enoxaparina, prescrever betabloqueador caso apresente-se taquicárdico e infundir trombolítico. Solicitar encaminhamento para serviço de hemodinâmica para angioplastia primária em até 60 minutos. Caso não seja possível encaminhar para serviço de hemodinâmica, prescrever inibidor de glicoproteína 2b-3a em até 10 minutos.
E
Administrar dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel, aplicar enoxaparina, prescrever betabloqueador caso não haja contraindicação. Solicitar encaminhamento para serviço de hemodinâmica para angioplastia primária em até 90 minutos, podendo ser acrescentado mais 30 minutos para o transporte do paciente. Caso não seja possível obter a angioplastia em tempo adequado, iniciar trombolítico em até 30 minutos.