Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais - SMS
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Diarreia-Aguda55988abf0a
A Diarréia Aguda, de etiologia infecciosa, na grande maioria dos casos, é também denominada infecção intestinal, diarreia aguda infecciosa e gastroenterite. É potencialmente auto-limitada, com duração a ≤14 dias, e se caracteriza pela ocorrência de má-absorção intestinal de água e eletrólitos. OBS: TRO (terapia de reposição oral).

Com relação ao tratamento das diarreias agudas podemos afirmar: 
A
A TRO tem por objetivo a prevenção de um estado de desidratação e a cura imediata da diarreia, não havendo um esquema terapêutico rígido de reposição oral.
B
Pacientes com algum grau de desidratação leve, como olhos encovados, devem ser tratados, imediatamente com soro endovenoso. 
C
Nos lactentes, à exceção do aleitamento materno, durante a fase de reidratação, não devem ser oferecidos outros alimentos, pois nesse momento a prioridade é restabelecer a volemia.
D
Se a TRO não for bem sucedida, com perdas de grande volume após tentativas com a observação rigorosa da técnica de reidratação, a única opção que resta é a reidratação venosa.
E
A dieta recomendada à mãe durante o período da doença deve ser habitual, e medicamentos antieméticos, como o metoclopramida devem ser prescritos.