As Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue têm por objetivo evitar a ocorrência de óbitos além de prevenir e controlar processos epidêmicos dessa doença. Para alcançar esses resultados é necessário promover a assistência adequada à pessoa, organizar as ações de prevenção e controle e fortalecer a articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações. São atribuições da Atenção Primária na prevenção e controle da Dengue:
Questão
SP - Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci)
2017
Residência (Acesso Direto)
Diretrizes-Nacionais7384b58ea2
A
Acolher e classificar as pessoas conforme fluxograma de classificação de risco para Dengue, e encaminhar todos os casos suspeitos para as Unidades de Pronto Atendimento pois esses serviços conseguem garantir tempos mínimos de espera, hidratação imediata, e vigilância constante pré e pós-atendimento.
B
Acolher e a classificar as pessoas conforme fluxograma de classificação de risco para a Dengue – a sala de espera deverá contar com a presença de profissional que possa além de oferecer a hidratação precoce, detectar oportunamente o aparecimento de sinais de alarme e sinais de choque.
C
Acolher as pessoas com suspeita de Dengue, preencher a ficha de Notificação Compulsória, encaminhar a pessoa o mais breve possível para as UPAs onde será feita a Classificação de Risco, a coleta de Hemograma com contagem de plaquetas e a hidratação venosa.
D
Garantir na unidade o serviço de notificação de casos suspeitos de dengue e estabelecer fluxo de informação diária para a vigilância epidemiológica, e encaminhar a pessoa o mais breve possível para as UPAs onde será feita a Classificação de Risco, a coleta de Hemograma com contagem de plaquetas e a hidratação venosa.
E
Acolher e a classificar as pessoas conforme fluxograma de classificação de risco para a Dengue – a sala de espera deverá contar com a presença de profissional que possa além de oferecer a hidratação precoce, detectar oportunamente o aparecimento de sinais de alarme e sinais de choque, e garantir na unidade o serviço de notificação de casos suspeitos de dengue.