Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) descreve o amplo espectro de alterações que atingem o quadril em crescimento, desde a displasia até a luxação, passando pelos diferentes graus de subluxação da articulação coxofemoral. O diagnóstico é eminentemente clínico e deve ser realizado o mais precocemente possível no recém- nascido,sendo:
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2014
Residência (Acesso Direto)
Displasia497bc76c89
A
as manobras de Ortolani e Barlow o método mais eficaz para a suspeita clínica em recém-nascidos e lactentes jovens, respectivamente.
B
o parto vaginal, a apresentação pélvica, a multiparidade, o sexo masculino, o oligodrâmnio, a história familiar e a etnia oriental os principais fatores de risco que devem ser levados em consideração.
C
a assimetria das pregas glúteas o melhor método clínico, depois da faixa etária neonatal, porque ocorrem invariavelmente depois de um a seis meses de idade, quando a manobra de Ortolani pode não positivar por ser mais difícil reduzir a luxação.
D
a radiografia convencional de valor limitado na confirmação diagnóstica da DDQ nos recém-nascidos, enquanto a ultrassonografia do quadril é o exame ideal.