Diversas doenças podem ser acompanhadas de processo inflamatório nas mamas, destacando-se, dentre elas, a doença de Mondor, mastite diabética, sarcoidose, mastite actínica, mastite por lúpus eritematoso disseminado e mastite granulomatosa. Dentre os tipos de mastites crônicas tem-se:
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2022
Residência (Acesso Direto)
Diversas-doenc-podem37124a2b02
A
a mastite actínica, que se caracteriza por flebite superficial autolimitada, benigna, caracterizada por cordão doloroso, que acompanha o trajeto venoso cutâneo da mama.
B
a doença de Mondor, que é decorrente de radioterapia mamária, devido a esclerose progressiva da íntima vascular. Caracteriza-se por hiperemia, dor e aumento da temperatura da mama.
C
a mastite diabética também conhecida como mastite obliterante, comedomastite ou mastite de células plasmáticas, que acomete os ductos lactíferos subareolares e caracteriza-se pela dilatação ductal com acúmulo de detritos celulares.
D
a mastite granulomatosa, que é uma inflamação de causa desconhecida, caracterizada por reação granulomatosa crônica composta por células epitelióides, células gigantes multinucleadas dos tipos corpo estranho e de Langhans.