Diversos fatores de risco genéticos, ambientais e reprodutivos foram associados ao desenvolvimento do câncer de ovário, sendo que cerca de 5 a 10% das pacientes apresentam predisposição genética. Nas outras 90 a 95% sem qualquer conexão genética identificável para o desenvolvimento do câncer, a maioria dos fatores de risco está relacionada com o padrão de ciclos ovulatórios durante os anos reprodutivos. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência (Acesso Direto)
Diversos-fatores-risco6826534823
A
Os carcinomas epiteliais ovarianos representam entre 90 e 95% dos casos, incluindo os tumores mais indolentes com baixo potencial de malignidade.
B
O uso em longo prazo de contraceptivos orais combinados reduz o risco de câncer de ovário. A duração de tal proteção chega a 25 anos após a última dose.
C
As pacientes sem filhos apresentam risco dobrado de câncer de ovário. Entre as nulíparas, aquelas com história de infertilidade apresentam risco mais baixo de desenvolver o câncer.
D
Em geral, o risco é reduzido a cada nascido vivo, atingindo um platô nas mulheres que tenham dado à luz cinco vezes.
E
A incidência geral de câncer de ovário aumenta com a idade, até em torno dos 75 anos, antes de declinar levemente entre mulheres com mais de 80 anos.