A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Sobre a Doença de Alzheimer, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2015
Residência (Acesso Direto)
Doenc-Alzheimer-e47d1343b3a
A
As características seguintes aumentam a chance, e são suficientes para o diagnóstico de Doença de Alzheimer: início súbito, apoplético; achado neurológico focal precoce no curso da doença; ou convulsões ou distúrbios da marcha precoces no curso da doença.
B
O diagnóstico definitivo de Doença de Alzheimer só pode ser realizado por biópsia, com identificação do número apropriado de placas e enovelados em regiões específicas do cérebro. Logo, a biópsia é recomendada e necessária para o diagnóstico, independente da história clínica, e deve ser baseada em imagens da ressonância magnética consistente com demência.
C
Os fármacos colinérgicos Donepezila,Galantamina e Rivastigmina são considerados os de primeira linha, estando todos eles recomendados para o tratamento da Doença de Alzheimer leve a moderada.
D
Os inibidores da colinesterase estimulam a degradação da acetilcolina naturalmente secretada. Para serem úteis, tais fármacos devem cruzar a barreira hematoencefálica; para minimizar os efeitos adversos, devem estimular a degradação da acetilcolina a um menor grau no cérebro.
E
O tratamento com a Donepezila deve-se iniciar com 50 mg/dia por via oral. A dose pode ser aumentada para 500 mg/dia após 1 semana, devendo ser administrada sempre pela manhã.