A Doença de Crohn pode ser entendida como um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por tratamento clínico, quanto a isso, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
Questão
GO - Hospital de Olhos Aparecida - HOA
2018
Residência (Acesso Direto)
Doenc-Crohn-pode-ser32187b3280
A
As manifestações extraintestinais mais frequentes correlacionam-se de forma contrária com a intensidade do processo inflamatório intestinal e podem ser cutâneas (eritema nodoso e pioderma gangrenoso), articulares periféricas (artrites) ou axiais (espondilite anquilosante e sacroileíte), oculares (conjuntivite e uveíte) e hepáticas (colangite esclerosante primária). Colecistolitíase e nefrolitíase podem resultar de má absorção.
B
As manifestações extraintestinais mais frequentes correlacionam-se de forma direta com a intensidade do processo inflamatório intestinal e podem ser cutâneas (eritema nodoso e pioderma gangrenoso), articulares periféricas (artrites) ou axiais (espondilite anquilosante e sacroileíte), oculares (conjuntivite e uveíte) e hepáticas (colangite esclerosante primária). Colecistolitíase e nefrolitíase podem resultar de má absorção.
C
As manifestações extraintestinais mais raras correlacionam-se de forma indireta com a intensidade do processo inflamatório intestinal e não podem ser cutâneas.
D
As manifestações extraintestinais mais frequentes correlacionam-se de forma direta com a intensidade do processo inflamatório intestinal e podem ser cutâneas (eritema nodoso e pioderma gangrenoso), mas não articulares periféricas.