Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), é CORRETO afirmar, EXCETO:
Questão
PI - Universidade Federal do Piauí - UFPI (Hospital Universitário da UFPI)
2014
Residência (Acesso Direto)
Doenc-Cronicas-Na118cf6552e
A
As DCNT são as principais causas de morte no mundo. Aproximadamente 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa e média renda. Um terço dessas mortes ocorre em pessoas com idade inferior a 60 anos. A maioria dos óbitos por DCNT são atribuíveis às Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), ao câncer, à diabetes e às doenças respiratórias crônicas.
B
As principais causas das DCNT, no mundo, incluem fatores de risco modificáveis, como: tabagismo, consumo nocivo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada.
C
No cenário brasileiro, as principais causas de óbitos para as DCNT são diferentes em relação à situação mundial. Isso se verifica em decorrência do baixo consumo de frutas e hortaliças, do elevado consumo de refrigerantes e do consumo de alimentos com elevado teor de gordura. No Brasil, as DCNT não estão entre as principais causas de internações hospitalares.
D
O Brasil vem organizando, nos últimos anos, ações no sentido de estruturar e operacionalizar um sistema de vigilância específico para as doenças e agravos não- transmissíveis, de modo a conhecer a distribuição, a magnitude e a tendência das doenças crônicas e seus fatores de risco e apoiar as políticas públicas de promoção da saúde.
E
No Brasil, os processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, a urbanização e o crescimento econômico e social contribuem para o maior risco de a população desenvolver doenças crônicas. Nesse contexto, grupos étnicos e raciais menos privilegiados, como a população indígena, têm tido participação desproporcional nesse aumento verificado na carga de doenças crônicas.