Doença Hepática Gordurosa associada a Disfunção Metabólica é considerada uma das doenças hepáticas mais comuns no mundo, com uma prevalência relatada de 6 a 35 por cento. Recentemente, houve uma mudança na nomenclatura e definição, estabelecendo melhores seus critérios e evitando a estigmatização associada à terminologia "não alcoólica". Desta forma, assinale a alternativa incorreta conforme esta nova atualização.
Questão
PB - Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS
2024
Residência (Acesso Direto)
Doenc-Hepatica58aceb2fb4
A
Define-se pela evidência de acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) através da análise histológica (biópsia), imagem ou biomarcadores sanguíneos, associado a um dos três critérios: Sobrepeso ou obesidade, peso normal ou baixo com evidência de desregulação metabólica) e presença de diabetes tipo 2.
B
A história de etilismo ou outras doenças hepáticas (hepatite viral, hepatite autoimune não exclui o diagnóstico concomitante de doença hepática gordurosa associada a disfunção metabólica, sendo que nesse caso deve ser considerada a presença de ambos os fatores causais.
C
Em pessoas com Diabetes e ultrassonografia abdominal sugestiva de DHGM, e/ou aumento de aminotransferases, a utilização de escores clínico-laboratoriais (APRI, NAFLD fibrosis score ou Fibrosis-4 index) de risco de fibrose avançada e/ou elastografia e/ou biópsia hepática é recomendada para avaliação da presença de fibrose hepática.
D
Recomenda-se a perda de peso com dieta e exercícios e terapia medicamentosa para todos pacientes com Doença Hepática Gordurosa associada a Disfunção Metabólica, independente da avaliação do grau de fibrose.
E
Nenhuma das alternativas.